21
ago

Blue Stone Metals investe no monitoramento do Pato mergulhão na região do Parque Estadual do Jalapão

Foto 1: Ducks doados pela Blue Stone ao Naturatins.

Em julho de 2018, a Blue Stone patrocinou uma grande expedição no parque Estadual do Jalapão, em Tocantins, que abrange uma área de quase dois milhões de hectares e abriga uma das populações do Pato mergulhão.

O monitoramento da espécie nessa região exige uma operação de guerra devido as grandes distâncias. Este trabalho só pode ser feito pelos rios através da técnica de rafting.

Durante vários dias, os pesquisadores descem os rios, enfrentam grandes corredeiras nos caiaques, os chamados Ducks, que precisam ser de qualidade para aguentar os desafios sem contar com qualquer tipo de imprevisto.

Com o apoio do órgão ambiental do estado, o Naturatins, foi formada a dupla de pesquisadores: Marcelo Barbosa (Naturatins) e Alexandre Resende (Veterinário/Blue Stone), uma equipe de apoio e cobertura de impressa pela equipe do Programa Terra da Gente, da EPTV, filial da Rede Globo, que desenvolverá um programa que será exibido este ano.

Pensando na continuidade do monitoramento do Pato mergulhão nesta região, a Blue Stone Metals doou dois Ducks completos: um para o Naturatins e outro para o pesquisador Marcelo Barbosa, que monitora o Pato desde 2008.

“Acreditamos que realizar a Responsabilidade Socioambiental é fazer algo a mais, é fazer sem a obrigação legal, é realizar ações que realmente ajudem a conservação da Biodiversidade”, afirma o Veterinário Dr. Alexandre Resende, responsável pelo Departamento Ambiental da empresa.

Todos poderão acompanhar a expedição pelo canal do Youtube, inscreva-se!!

https://www.youtube.com/alexandrevetzoo

Foto 2: Alexandre Resende (Veterinário Blue Stone) realizando a doação dos Ducks ao Gerente de Unidade de Conservação, Marcelo Henrique Costa Rodrigues.