15
dez

Blue Stone patrocina Expedição Científica para coleta de ovos do raríssimo Pato Mergulhão na Chapada dos Veadeiros-GO, em parceria com Instituto Amada Terra.

Em julho deste ano, aconteceu a Primeira Expedição Científica na Chapada dos Veadeiros, GO para coleta de ovos do Pato Mergulhão, (Mergus octosetaceus). A coleta ocorreu com a participação de várias entidades, a empresa Blue Stone patrocinou a expedição e a ação do veterinário conservacionista Alexandre Resende. Também participaram e apoiaram a expedição, o Instituto Amada Terra, do projeto Pato Mergulhão da Chapada dos Veadeiros.

A Expedição foi u sucesso, os pesquisadores conseguiram localizar a raríssima ave, em seguida conseguiram localizar o ninho e coletar quatro ovos, sempre respeitando o protocolo de coleta, definido pelos pesquisadores. Os ovos foram levados para o Zooparque Itatiba-SP, para fazer parte do programa de reprodução da espécie sob cuidados humanos. Outros quatro ovos permanecerem no ninho eclodiram bem e seguiram a vida naturalmente.

O Pato-mergulhão, Mergus octosetaceus, é a ave aquática mais rara e ameaçada de extinção em todo planeta. Na natureza restam menos de 200 indivíduos, em apenas quatro áreas no Brasil. Uma das ações previstas no PAN – Plano de Ação Nacional para conservação do Pato-mergulhão – visa estabelecer uma população ex situ, ou seja, sob cuidados humanos, com objetivo de reproduzir esses animais para uma futura reintrodução, diminuindo o risco de extinção da espécie. Agradecimentos: Blue Stone, Prof.Dr. Luis Fábio Silveira do Museu História Natural USP-SP, Projeto Pato-Mergulhão Chapada dos Veadeiros, equipe de Rafting Guilherme Predebom, playfilmes_yoshi e Zooparque.