21
ago

Parceria entre Zooparque e a empresa Blue Stone Metals cria Centro Áudio Visual de uma das aves mais raras do mundo

O Pato mergulhão é uma das aves aquáticas mais ameaças do mundo, considerada criticamente em perigo de extinção em nível global.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza– IUCN, existem menos de 200 aves em vida livre e esse número está diminuindo, confira na lista vermelha da IUCN!

Algumas dessas aves raras estão no Zooparque – Itatiba, mas não ficam expostas ao público, ficam isoladas em um centro de reprodução que visa à manutenção e reprodução sob cuidados humanos.

Este é um projeto pioneiro no mundo, uma ação integrante do PAN- Plano de Ação Nacional para Conservação do Pato Mergulhão (Mergus octosetaceus), coordenados pelo ICMBio/MMA (Ministério do Meio Ambiente).

Até então, os visitantes não tinham acesso as aves para que as mesmas ficassem isoladas de forma a manter o menor grau de interferência sobre a espécie de modo a contribuir nas questões voltadas à reintrodução na natureza.

O Centro Áudio Visual “De Olho no Pato” foi criado pela iniciativa da Blue Stone Metals, empresa parceira do projeto, que tem no seu DNA a Responsabilidade Socioambiental, onde já patrocina outras ações em benefício da espécie.

Agora, ao chegarem na área da maternidade, os visitantes terão acesso a dois telões: um explicativo sobre a história do programa e outro com imagens dos recintos em tempo real, onde as pessoas poderão acompanhar os patos e seus filhotes.

À partir de sábado, 11/08/2018, os visitantes do Zooparque poderão acompanhar de perto uma das espécies de aves aquáticas mais ameaçadas de extinção do mundo, através do Centro Áudio Visual “De Olho no Pato”.

Assistam ao vídeo: https://youtu.be/H7QwS_V35mw

Não perca tempo e venha conhecer o Zooparque e o Centro Áudio Visual “De Olho no Pato”.

Meus agradecimentos as instituições envolvidas no projeto: #terrabrasilis – Serra da Canastra, #naturatins Parque Estadual do Jalapão, #CerVico – Serra do Salitre, #icmbio #ufmg  #uff #internatinalwildwaterfowl #floralux #minnesotazoo #sylanheightsbirdpark outros!   #zooparque #patomergulhão #patomergulhao #mergus #mergusoctosetaceus #bluestonemetals #biodiversidad #biodiversity #conservação #conservation #biodiversidade