02
jul

Projeto Pato mergulhão – Uma das aves mais raras do mundo!

Foto Alexandre Resende

Foto: ICMBIO 

O Pato mergulhão é uma das aves aquáticas mais ameaças do mundo, considerada criticamente em perigo de extinção em nível global segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza– IUCN, existem menos de 200 aves em vida livre e esse número está diminuindo, confira na lista vermelha da IUCN!

A espécie só é encontrada nas regiões da Serra da Canastra (MG), Patrocínio (MG), Chapada dos Veadeiros (GO) e no Jalapão (TO).

Fonte: Jornal Nacional

 O Pato-Mergulhão é muito exigente na escolha do seu habitat, depende de águas limpas e transparentes, já que eles alimentam somente de peixes, eles precisam ter uma boa visibilidade debaixo d’água para conseguir mergulhar e caçar, por isso o nome Pato mergulhão. Gostam de rios com corredeiras e vegetação nas margens e são extremamente afetados pela degradação das águas. Por este motivo são considerados BIO-INDICADORES, onde há a presença da espécie, indica que aquele ecossistema está em equilíbrio.

Para salvar a espécie da extinção o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal brasileiro, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), que cuida das espécies ameaçadas de extinção criou o PAN– Plano de Ação Nacional para conservação do Pato mergulhão, com o objetivo de salvar a espécie da extinção, onde várias entidades particulares e públicas executam ações, em diversas áreas com objetivo de ajudar a espécie.

Devido a grande importância da conservação desta espécie, o Pato Mergulhão recebeu no 8- Fórum Mundial da Água, em março de 2018, em Brasília, o título de Embaixador das Águas do Brasil, título mais que merecido! Porque, quando falamos na conservação do Pato mergulhão estamos falando na conservação de toda biodiversidade, na conservação das principais nascentes dos rios que abastece nossas casas todos os dias com água de qualidade!

 

Blue Stone patrocina Expedição Científica no Jalapão – TO em parceria e apoio do Naturatins

Como a Blue Stone Metals não quer apenas exercer seu papel de pessoa jurídica cumprindo as leis que lhe são impostas, ela quer realmente praticar a sustentabilidade através de ações diretas e indiretas para preservar o meio ambiente, a fim de não comprometer as gerações futuras e além de colocar em prática a sustentabilidade em ações diárias simples, a B.S. apoia diversos projetos ambientais para a conservação da biodiversidade através da participação nos projetos do nosso Veterinário Conservacionista, Dr. Alexandre Resende, membro do Grupo Gestor dos PANs- Plano de Ação Nacional para Conservação de espécies ameaçadas de extinção, coordenados pelo ICMBio –MMA (Ministério do Meio Ambiente).

“Como responsável pelo departamento de Meio Ambiente da empresa Blue Stone, que tem no seu DNA a Responsabilidade Socioambiental, queremos sempre fazer a diferença apoiando projetos de conservação de fauna. Este ano a Blue Stone patrocinará, em julho, uma Expedição Científica no Parque do Jalapão para realização de uma ação do PAN, que será a atualização do censo populacional do Pato mergulhão em alguns rios do parque, ação será realizada em parceria e apoio do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e apoio científico do Prof. Dr. Luis Fábio Silveira, Curador do Depto. de Aves do Museu de História Natural da USP”, diz o veterinário Dr. Alexandre Resende.

A empresa também doará Ducks a Naturatins para a realização do monitoramento da espécie que, nesta região, só é possível pela técnica de Rafting.

Todos poderão acompanhar essa expedição pelo canal do Youtube, inscreva-se!!

https://www.youtube.com/alexandrevetzoo

Maiores informações:

  1. http://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/plano-de-acao-nacional-lista/2732-plano-de-acao-nacional-para-a-conservacao-do-pato-mergulhao
  2. http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-plano-de-acao/pan-pato-mergulhao/1%C2%BA_ciclo/sumario-pato-mergulhao.pdf
  3. http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9527-pato-mergulhao-e-simbolo-das-aguas-brasileiras
  4. http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-plano-de-acao/pan-pato-mergulhao/2%C2%BA_ciclo/20180215-Portaria-GAT-123-PAN-Pato-mergulhao.pdf
  5. http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-plano-de-acao/pan-pato-mergulhao/2%C2%BA_ciclo/20180215-Portaria-122-PAN-Pato-mergulhao.pdf
  6. http://www.icmbio.gov.br/cemave/destaques-e-noticias/135-pato-mergulhao-mergus-octosetaceus-embaixador-das-aguas-brasileiras.html